15 mar 2022

Veja como montar uma startup do zero

Veja como montar uma startup do zero

As startups estão cada vez mais presentes em nossas vidas, principalmente em nossos celulares, tablets e computadores. Provavelmente, você usa um aplicativo criado por uma dessas empresas. Mas, apesar da relevância, muitas pessoas ainda não sabem o que elas são. Continue lendo para descobrir e também para saber como montar uma startup.

Vamos lá?

O que são startups 

Vamos começar dizendo o que uma startup não é: não se trata da versão menor de uma grande empresa. Na realidade, o termo startup não possui tradução literal para o português. O significado de startup, em português, equivale a algo como “empresa emergente”. 

Claro que toda empresa começa pequena, sob diversas métricas: receita, número de clientes, número de funcionários, por exemplo. Mas o que diferencia uma startup de uma pequena empresa é a caraterística do que ela está construindo. Pense nas startups que seguiram o caminho até se tornarem grandes empresas, como Apple, Google e Microsoft.  

A diferença essencial está no quão inovadoras elas são. 

Leia mais: como abrir uma pequena empresa

Como funciona uma startup 

Vários processos de uma startup e de uma empresa tradicional são similares. No entanto, a maior diferença entre esses dois tipos de empresas está em seus objetivos principais. Enquanto uma grande empresa tem maior foco em gestão e rentabilidade, uma startup se concentra em inovação e crescimento

A diferença entre os objetivos é tão relevante que, por vezes, os investidores que colocam dinheiro em startups aceitam prejuízos, pois estão focados em outras métricas de sucesso, como número de usuários, número de clientes e tempo de uso de um aplicativo.

Assim sendo, como funciona uma startup? Existem cinco elementos que explicam melhor:

Inovadoras

Uma empresa tradicional até pode inovar, mas a inovação é a razão de ser de uma startup. Ela propõe novas ideias para problemas ou dores específicas do mercado.

Disruptivas

A inovação busca atingir o maior mercado possível, por vezes até criando novos mercados.

Escaláveis

Escalar significa atender o maior número de clientes, mas com custos cada vez menores.

Processos repetíveis

Facilmente multiplicado em escala para vários clientes (como um aplicativo, por exemplo).

Lidam com incertezas

Startups geralmente atuam em mercados pouco explorados e, consequentemente, com riscos elevados.

Como montar uma startup

Os professores e investidores Steve Blank e Bob Dorf publicaram um livro que se tornou um guia para empreendedores chamado “Startup: Manual do Empreendedor”. Eles mesmos o definem como “o guia passo a passo para construir uma grande empresa”.

Neste livro, os professores nos apresentam uma técnica de quatro etapas chamada “Modelo de Desenvolvimento do Cliente”. A ideia aqui é que, antes de ter um bom produto ou serviço, o empreendedor precisa ter clareza de quem é o seu cliente e qual a sua dor para, aí sim, desenvolver um produto e encontrar um modelo de negócio adequado para atendê-lo. 

Leia mais: o que é modelo de negócio e como construir o da sua empresa

A grande maioria das startups contam com investidores, conhecidos como investidores anjos, que normalmente são profissionais ou empresários bem sucedidos que fornecem não somente capital financeiro, mas também intelectual, apoiando o empreendedor com sua experiência e conhecimento. Mas, e para os negócios que não têm esse benefício? Nesses casos, o empréstimo empresarial pode ser uma opção interessante.

Na BizCapital, por exemplo, você pode solicitar até meio milhão de reais no crédito PJ, com taxas a partir de 1,99% ao mês e com pagamento até 36 meses. A resposta do pedido sai em poucos minutos e todo o processo é feito pelo seu computador ou celular.

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Para saber como montar uma startup, as etapas são as seguintes:

Descoberta do cliente

É o momento de transformar as hipóteses em fatos. O seu objetivo aqui é descobrir onde estão os clientes para seu produto ou serviço, e o quanto do problema deles você está resolvendo. Uma estratégia comum são as entrevistas para validar as hipóteses do problema. Em paralelo, desenvolve-se o Produto Mínimo Viável (MVP – Minimum Viable Product)

Validação do cliente

Com as hipóteses validadas, é o momento de começar a estruturar o modelo de negócio. Nesta etapa, você irá produzir materiais sobre o produto para equipes de marketing e vendas, escrever, testar e validar script, dar preço ao produto ou serviço, captar os primeiros clientes, escolher segmentação e posicionamento de mercado, canais de distribuição, scripts por canal e, o mais importante de tudo, encontrar o ajuste do produto ao mercado, o chamado Product-Market Fit (PMF).

Geração de demanda

Com base nas vendas iniciais, o objetivo aqui é dar tração ao negócio e escalar as vendas. Em outras palavras, você vai explorar os canais mapeados para criar uma demanda para o usuário ou cliente final através dos canais de venda.

Estruturação do negócio

A etapa final consiste em  organizar a casa. Pode ser que você tenha feito as três etapas anteriores em seis meses ou em cinco anos. Independente do tempo, passadas as três etapas, agora você precisa criar departamentos formais com gestores de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios e concentrar esforços no crescimento, sem perder de vista a eficiência do negócio

Leia mais: saiba como precificar um produto ou serviço

E aí, já sabe como montar uma startup? Então, salve esse post nos seus favoritos, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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