O Dia do Cliente 2022 é uma ótima oportunidade para preparar estratégias e ações especiais para vender mais com a sua empresa.
Vamos te ajudar com dicas que podem fazer toda a diferença para seus clientes nessa data.
Vem com a gente!
Estratégias para o Dia do Cliente 2022
Para que o seu Dia do Cliente seja muito produtivo e rentável, separamos algumas dicas infalíveis para atrair o público e criar um movimento de fidelização.
1) Prepare sua loja
Da mesma forma que uma loja mal iluminada afasta clientes, um ponto de venda relativamente vazio, com poucas unidades de um mesmo produto ou poucas possibilidades de escolha também afugenta até o mais fiel dos consumidores.
Para além da impressão que isso causa, não se esqueça: se você pretender vender além da média, esteja preparado e não frustre seu cliente com a falta de algum produto.
Leia mais: como preparar os clientes para vendas no varejo
2) Celebre o Dia do Cliente 2022 em todos os seus canais
O mundo é cada vez mais digital e você também precisa ser. Ainda que o contato humano não possa ser substituído por qualquer tecnologia à nossa disposição, os canais digitais representam grandes oportunidades para as empresas.
Informe aos seus clientes e potenciais consumidores que o dia do cliente será muito interessante na sua empresa e forneça possibilidades de consumo além das tradicionais.
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3) Chame a atenção com lançamentos
Se você pretende fazer algo diferente, como uma “promoção Dia do Cliente”, ou começar algum serviço distinto daquele que você já vinha oferecendo, o dia do cliente 2022 é uma boa oportunidade para esse pontapé.
Ah, aqui vai uma dica extra: treine seus funcionários. Ser bem recebido é sempre satisfatório e traz o cliente de volta.
4) Ofereça brindes especiais
Você pode oferecer algum tipo de brinde para atrair o cliente até o seu negócio. Apesar de representar um certo custo, os brindes cativam o cliente.
Brindes personalizados e de qualidade fazem com que as pessoas lembrem da sua empresa no dia a dia.
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5) E descontos!
Se você conhece bem a margem de contribuição de cada um dos produtos ou categorias da sua empresa, você conhecerá bem também o quão longe pode ir ao conceder descontos.
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Neste Dia do Cliente 2022, vale a pena comprimir margem de produtos estratégicos para aumentar o ticket médio por consumidor. Assim, todo mundo ganha: você em volume e seu cliente ao pagar menos pelo produto que deseja.
Talvez você não se lembre, mas, há muitos anos, uma famosa rede de supermercados anunciou em horário nobre que o preço do alface seria de R$0,01. Isso mesmo, 1 centavo.
Agora, pense bem, quem sai de casa para comprar um pé de alface?
Pois bem, você vai ao mercado atraído pela propaganda de um ou alguns itens, mas acaba comprando outros produtos que estão com margens saudáveis. No fim das contas, compensa!
6) Dê amostras e brindes
Nem todas as ações que envolvem a distribuição de brindes precisam ser custosas. O oferecimento de amostras e brindes pode ser “financiado” por fornecedores.
Muitas empresas que já fornecem produtos para seu negócio têm interesse em aumentar o faturamento delas por meio da expansão do portfólio.
Você pode se beneficiar deste interesse da indústria para promover alguma ação interessante no seu ponto de venda.
Saiba como vender mais em datas comemorativas!
7) Proteja-se de fraudes
Para que a comemoração e os resultados do dia do cliente estejam completos, é importante que você se proteja de possíveis fraudes.
Caso a sua empresa venda por plataformas online, esteja atento aos movimentos de compra no dia das promoções, afinal de contas, você concederá descontos importantes e isso pode ser um prato cheio para pessoas mal intencionadas.
Os golpes do Pix, principalmente, tiveram um aumento de mais de 350% entre os meses de abril e maio de 2022. Saiba mais como se proteger desses golpes clicando aqui!
Agora que você já conhece as estratégias para vender mais no dia do cliente 2022, chegou a hora de aproveitar! Boas vendas.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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