05 set 2022

Medo do pagamento via Pix? Calma: você não está sozinho

Medo do pagamento via Pix? Calma: você não está sozinho

Que o Pix é fantástico ninguém duvida. Mas, com a difusão desse meio de pagamento, empreendedores vêm sofrendo com golpes cada vez mais elaborados. Isso não significa que as empresas devam evitar o pagamento via Pix, claro. O que elas precisam é se proteger e redobrar a atenção. Por isso estamos aqui, compartilhando esse post. Se liga e vamos entender ponto a ponto.

Continue lendo pra saber!

O aumento no golpe do Pix

Com a transformação digital e o período de pandemia, as compras online cresceram muito na América Latina – e as fraudes também. Segundo levantamento feito pela plataforma global de infraestrutura financeira para empresas Stripe, entre 2019 e 2022, quando comparamos com a América do Norte, a quantidade de atividades fraudulentas aqui chega a ser 97% maior que no Canadá, Estados Unidos e México.

Os golpes do Pix, principalmente, tiveram um aumento de mais de 350% entre os meses de abril e maio de 2022. No período, foram mais de 424 mil tentativas de golpe bloqueadas pelas soluções de segurança da PSafe, com quase sete mil tentativas por dia.

De acordo com a empresa de segurança digital, o crescimento de fraudes com Pix também acompanha um aumento nos crimes envolvendo o sistema financeiro, que são a nova tendência entre os criminosos. Durante os meses de abril e maio de 2022, foram 3,4 milhões de detecções desse tipo, um aumento de mais de 54% em relação ao mesmo período de 2021.

Pagamento via Pix: como evitar prejuízos para sua empresa

Mas, calma, que nem tudo é notícia ruim. Dá pra driblar a criatividade dos fraudadores e manter sua empresa protegida. Vem ver o que você pode fazer:

Enviou um link de pagamento? Forneça os dados do titular da conta pro cliente conferir as informações;

Certifique-se que a chave Pix usada para pagamentos seja de fácil identificação;

Use uma chave Pix da sua conta de pessoa jurídica. Isso deixará o cliente mais confiante. 

A BizConta oferece transações por Pix sem custos, diferentes de outros bancos por aí, além de diversas outras vantagens, como cartão de crédito empresarial sem anuidade, extrato automático grátis e emissão de boletos online. Ah, e  tem também uma área todinha pra você cadastrar o Boleto Digital, receber aviso dos boletos gerados pra sua empresa e controlar seus pagamentos em um só lugar.

Baixe o app clicando aqui:

A confirmação da transferência deve se dar pelo recebimento do comprovante alinhado à verificação da quantia na conta bancária. Só depois você pode concluir a venda!

Oriente seus clientes no pagamento via Pix: saiba como!

Além das medidas de segurança, também é importante orientar seus clientes a ter certos cuidados ao usar o Pix como meio de pagamento. 

1) Certifique-se sobre a chave Pix

Confira se o Pix será feito conforme a chave informada pelos canais de comunicação da empresa. Isso evita o uso de dados de um perfil falso, por exemplo.

2) Desconfie de links ou prints suspeitos

Desconfie ao máximo de links e imagens enviados em qualquer tipo de mensagem, como e-mails, WhatsApp, SMS, etc, que levam a um cadastro de chave ou ao pagamento de um valor. 

3) O print ajuda, mas só o extrato convence

Se o cliente enviar o print ou foto do comprovante de pagamento via Pix, use como referência para identificar a transação no extrato da sua conta. Só isso comprova, realmente, o pagamento realizado. 

4) Confira os dados bancários no pagamento via Pix

Se receber um link para confirmar o pagamento, antes de confirmar a transação, confira todos os dados do beneficiário.

É essencial também manter uma comunicação direta com seu cliente, alertando sobre esses tipos de golpe crescentes

Gostou? Receba conteúdos sobre segurança, tecnologia e todas as novidades da Biz com a nossa newsletter. Inscreva-se aqui:

Curtiu saber mais sobre segurança nos pagamentos via Pix para sua empresa? Continue acompanhando as novidades da Biz por aqui 😉

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: tecnologia