28 set 2022

Sustentabilidade financeira: saiba o que é e como alcançar na sua empresa

Sustentabilidade financeira: saiba o que é e como alcançar na sua empresa

Não é de hoje que sustentabilidade é um termo importante, mas você sabe o que é sustentabilidade financeira? Quando falamos das finanças, uma postura sustentável é fundamental. Afinal, não se trata somente de questões ambientais, mas de buscar o melhor uso para os recursos da empresa. 

Saiba o que é e como alcançar a sustentabilidade financeira na sua empresa.

O que é sustentabilidade financeira?

Antes de começar, é importante desfazer uma eventual confusão entre os termos. A sustentabilidade financeira não está ligada à preservação do meio ambiente. Pode parecer uma constatação óbvia à primeira vista, pois o uso da palavra “sustentável” nos remete imediatamente às questões ambientais.

E antes de pôr a mão na massa, vamos deixar claro que sim, é possível associar uma agenda comprometida com o meio ambiente e com a sociedade como um todo, sem abrir mão da lucratividade. É a grande proposta da pauta ESG, por exemplo. 

Assim, podemos definir que a sustentabilidade financeira nas empresas é a maneira racional e, mais do que isso, intencional, de unir educação financeira e sustentabilidade.

Qual a importância da sustentabilidade financeira? 

A sustentabilidade financeira busca o equilíbrio do orçamento financeiro, afasta os riscos de endividamento com gastos recorrentes que deveriam ser cobertos pelo capital de giro e ainda permite a modernização e expansão dos negócios.

Vamos ver cada um desses elementos?

Orçamento em equilíbrio

Tem uma máxima que nunca será repetitiva: a sua empresa precisa gastar menos do que recebe. Ela precisa trabalhar sempre no azul. Ficou na dúvida se sua empresa está trabalhando com lucro ou prejuízo? Criamos um modelo de DRE que vai ajudar sua empresa a fazer uma gestão estratégica eficiente:

Dessa forma, os recursos de uma empresa superavitária podem ser focados em investimentos e novos projetos, criando um ciclo virtuoso de sucesso.

Que John Maynard Keynes nos perdoe, mas, no Brasil, onde bancos tradicionais cobram taxas de juros exorbitantes, poupar para investir é lei.

Os bancos e contas digitais trouxeram ainda mais benefícios aos seus usuários do que apenas a isenção de tarifas para PJ em comparação aos bancos tradicionais, que muitas vezes não conseguem oferecer benefícios equivalentes de forma gratuita. 

A BizConta, conta digital PJ da Biz, além de oferecer Pix e TED sem custos, mensalidade grátis, emissão de boletos, cartão empresarial gratuito e extrato automático, também facilita o processo de pedir empréstimo PJ. 

Clique aqui para baixar o app:

Passar longe do endividamento tóxico 

Um orçamento desequilibrado acabará empurrando a sua empresa direto para os braços de empréstimos caros e prolongados.

Se as despesas superam as receitas de forma recorrente você precisará tomar empréstimos para financiar gastos do dia a dia e esse é um dos piores cenários possíveis.

O equilíbrio orçamentário deixará o seu negócio longe de gastos com juros e demais despesas financeiras desnecessárias.

Construir um futuro tranquilo

Quando você atinge a sustentabilidade financeira, você alcança a capacidade de investimento que vai dar sobrevida para a sua empresa.

Os investimentos garantem recursos futuros que não existiriam ou seriam sensivelmente menores que na ausência deles.

Investir na sua empresa é colocá-la à frente dos seus concorrentes e permitir que cada vez mais recursos cheguem até você.

Quer “aposentadoria” melhor que essa?

Saiba quais são os melhores investimentos para pessoa jurídica aqui!

Como criar um plano para alcançar a sustentabilidade financeira? 

Se você estiver se perguntando sobre a melhor forma de colocar a sustentabilidade financeira em prática, os pontos abaixo podem te ajudar bastante.

  • Faça o acompanhamento dos seus ganhos e dos seus gastos: para ser um bom gestor das contas da empresa, é imprescindível que se conheça cada uma das despesas e as fontes de receitas. Na conta PJ gratuita da Biz, por exemplo, você acompanha de perto entradas e saídas e ainda pode programar o envio automático do extrato para quem você achar pertinente: seu gerente financeiro ou contador, por exemplo.

Temos um modelo de planilha de fluxo de caixa que pode te ajudar nesse acompanhamento. Baixe grátis clicando aqui:

  • Crie uma reserva de emergência: conhecer bem as movimentações financeiras da empresa lhe trará uma importante vantagem e a capacidade de criar uma reserva de emergência. Como a vida e a economia são feitas de ciclos, é importante ter recursos guardados para qualquer eventualidade.
  • Evite o consumo descontrolado:  não é só uma espécie de compulsão por gastar, esse consumo descontrolado pode estar associado à má gestão de recursos. Um orçamento desequilibrado acaba forçando a empresa a arcar com despesas que não estariam no radar se uma reserva de emergência tivesse sido construída a tempo.

Saiba como evitar o endividamento tóxico aqui!

  • Adote uma postura sustentável: aqui voltamos ao centro deste artigo. Ter uma postura sustentável significa voltar suas ações de modo a evitar o consumo desnecessário e estar atento a todas as oportunidades de aumento de receitas. Neste sentido, em especial, podemos sim traçar um paralelo com as questões ambientais.

Viu como é possível implementar uma educação financeira sustentável na sua empresa? É hora de rever custos e despesas para evitar desperdícios e de quebra ainda ajudar o meio ambiente. Hora de botar tudo isso em prática e alcançar a sustentabilidade financeira!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro