Quer aumentar as vendas do seu negócio este ano? Então chega mais, porque este conteúdo é para você! Afinal, 2022 já chegou trazendo muitas oportunidades para sua empresa bombar neste primeiro trimestre. Para ajudar, separamos dicas simples, mas certeiras, para aumentar as vendas no início do ano.
Vem com a gente!
Desafios do primeiro trimestre
No começo de cada ano, é muito comum ouvirmos a expressão “o ano só começa depois do Carnaval”, né?
Seja em tom de brincadeira ou desabafo, a verdade é que o ano já começa quente para os brasileiros. E olha que não estamos falando do verão.
É em janeiro que recebemos as cobranças do IPTU e do IPVA, dois impostos que normalmente têm impacto relevante sobre o nosso rendimento.
Para além das obrigações de pagamento de impostos, o primeiro trimestre do ano também é marcado por reajustes na mensalidade da faculdade, da escola das crianças e de tantas outras despesas do dia a dia.
E se o ano começa desafiador para quem é consumidor, não é diferente para os empreendedores, afinal de contas, uma parcela importante da renda será destinada para pagamentos de impostos e outras obrigações.
A boa notícia é que, com planejamento, dá para tirar melhor proveito de todas as oportunidades que este período traz para as empresas.
“Quem se planeja, consegue estar preparado para enfrentar situações adversas ao longo do caminho. Por isso, é preciso estar atento a cada detalhe, pois pequenos erros podem comprometer a capacidade do negócio de repor estoques, remunerar funcionários e realizar investimentos de expansão, por exemplo”, afirma Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital.
O crédito PJ, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para garantir o capital necessário para investir no seu negócio neste primeiro trimestre.
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Dicas práticas para aumentar as vendas no início do ano
Sabemos que os impostos e reajustes das contas ocuparão posição de destaque nas obrigações dos consumidores e da sua empresa neste começo de ano.
Mas é preciso se movimentar. Isso significa atuar para trazer os clientes para perto do seu negócio. Se você tem um negócio físico, é hora de tirar o seu potencial cliente do sofá.
Leia mais: como preparar e apresentar seu novo produto de forma impactante
Datas especiais
Como janeiro não tem nenhuma data comemorativa em especial, é hora de fazer o calendário andar a seu favor. Que tal antecipar o Carnaval? Finalzinho de fevereiro é logo alí.
Lembre-se que a gente já se habituou a ver o papai noel no mês de setembro. E sem contar o panetone, que agora fica à disposição o ano todo.
Caso o seu negócio se beneficie de alguma maneira, por menor que seja, da volta às aulas, é hora de explorar esse nicho também para aumentar as vendas no início do ano.
Leia mais: saiba como vender mais em datas comemorativas
Faça uma boa gestão financeira do seu negócio
Já vimos que o ano começa cheio de desafios para os empreendedores.
É nesse momento, por exemplo, que você vai planejar e tomar decisões importantes, como negociar vencimento de faturas, tomar empréstimos, aumentar o faturamento, avaliar investimentos em pessoal e máquinas ou até mesmo fazer aplicações do dinheiro.
Começar o ano se planejando e fazendo uma boa gestão de custos do seu negócio é fundamental.
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Leia mais: como fazer um planejamento orçamentário e financeiro
Crie promoções para públicos específicos e aumente as vendas no início do ano
Outra tática importante pode ser o uso de promoções que passem uma imagem clara de que os descontos são, de fato, especiais.
Muitas empresas que trabalham com venda de bens materiais usam o primeiro trimestre para renovar o estoque e indicar aos clientes que existe uma grande quantidade de itens que estão em liquidação.
Além de avisar ao cliente que sua empresa está com promoções imperdíveis, use etiquetas e avisos especiais para aqueles produtos que entraram em liquidação. Mesmo que o desconto não seja muito relevante, a indicação de que houve redução de preço atrai a atenção do consumidor.
Use a comunicação para aumentar as vendas no início do ano
Agora é hora de falarmos sobre comunicação digital.
Não se esqueça que tem muita gente vendendo casa, barco e até obras de arte no que estão chamando de metaverso. Se as pessoas vendem bens imateriais em um universo que “não existe” graças a internet, você não pode negligenciar a importância da rede mundial de dados.
Ainda que seu negócio seja muito restrito às atividades presenciais, você pode (e deve!) utilizar as redes sociais e o site da sua empresa para aumentar as vendas no início do ano.
É hora de mostrar a cara do seu negócio na internet. E caso você seja novo nesse negócio, que tal avisar aos seus clientes e potenciais consumidores que a sua empresa está ofertando promoções exclusivas para o início do ano?
O uso da internet vai muito além do uso ativo das redes sociais e sites. Para explorar ainda mais as ferramentas que estão à sua disposição no ciberespaço, você precisa investir para conhecer muito bem o seu público alvo.
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Fique atento ao uso de dados
Você precisa captar os dados dos seus clientes: telefone, endereço, idade, e profissão, por exemplo.
Com esses dados, você pode resolver problemas e gerar oportunidades. Faça pesquisas de satisfação e capte sugestões para melhorar a experiência dos consumidores que compram de você e apresente, de forma personalizada, outros produtos ou serviços que seu cliente ainda nem sabe que precisa.
Quanto mais você conhece seus potenciais clientes, mais personalizadas serão as suas comunicações e, consequentemente, maiores as chances de você realizar uma venda.
Ah, não se esqueça de atender ao que está disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.
Leia mais: o que é modelo de negócio e como construir o da sua empresa
Reforce a mensagem de descanso e lazer
Não se esqueça que janeiro é mês de férias. Por isso, é importante explorar essa particularidade também.
Se o caixa da sua empresa estiver em dia, que tal realizar um sorteio cujo prêmio seja uma ida a algum parque de diversões com as crianças? E que tal sortear uma massagem para os pais que estão trabalhando dobrado no home office?
“Bem, mas eu vendo sorvetes, o que o parque de diversões e a massagem têm a ver comigo?”
Lembra do começo deste artigo? Se você não fizer nada, o início do ano pode ser financeiramente complicado para o seu negócio. É hora de “pensar fora da caixa”.
E aí, entendeu como fazer para aumentar as vendas no início do ano? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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