O segundo semestre é recheado de datas comemorativas, incluindo Black Friday e Natal. É essencial estar preparado para extrair o máximo possível das oportunidades e saber como melhorar as vendas do seu negócio. Da gestão de estoques ao treinamento da sua equipe, cada detalhe conta em períodos cada vez mais desafiadores.
Se você quer saber sobre como vender mais no segundo semestre, é só vir com a gente!
Transforme o segundo semestre em um boom de vendas
O segundo semestre já começou e com ele uma importante oportunidade: saber como vender mais e melhor.
Esse período do ano é marcado por alguns dos eventos mais importantes para os comerciantes e para os demais setores da economia.
Confira a lista com as principais datas do comércio para este segundo semestre e se prepare para não perder nenhuma.
- 14 de agosto: Dia dos Pais
- 15 de setembro: Dia do Cliente
- 12 de outubro: Dia das Crianças
- 25 de novembro: Black Friday
- 28 de novembro: Cyber Monday
- 25 de dezembro: Natal
Ainda dá tempo de se programar: criamos um calendário exclusivo de 2022, com dicas para vender mais nas principais datas comemorativas do ano!
Como melhorar as vendas no segundo semestre
Os especialistas discutem a possibilidade de desaceleração da atividade econômica global nos próximos meses. Essa expectativa de crise vem como um reflexo do aumento das taxas de juros no Brasil e no mundo.
Mas é possível superar esse cenário.
Para começar, o Brasil teve um primeiro semestre relativamente positivo, com melhoras do mercado de trabalho e no nível de produção. O segundo semestre pode ser ainda melhor.
A hora de aproveitar é agora. Por isso, separamos 4 dicas de vendas para ajudar sua empresa nesse momento:
Leia mais: entenda as previsões para a economia do Brasil
1) Calendário de vendas
A primeira coisa a fazer é construir um calendário de vendas. Já disponibilizamos um calendário gratuito com as principais datas comemorativas do ano, mas você pode completá-lo com eventos mais específicos que interessam aos seus clientes.
2) Prepare sua empresa (e seu estoque)
Você também precisa preparar a sua empresa. Isso significa que além de ter as datas comemorativas em mente, você precisa adequar o seu negócio ao momento.
A concorrência é grande, por isso é preciso pensar exatamente em estratégias para vender mais. Analise a evolução do seu histórico de vendas ao longo do ano. Houve crescimento? Você teve alguma quebra de estoque? Sobrou estoque? Quais os esforços empreendidos para vender mais nesse período?
Com esses dados em mãos, projete o crescimento das vendas para este ano e reponha os seus estoques nesse nível.
Por exemplo: se nos últimos anos, as vendas no segundo semestre cresceram em média 10%, planeje elevar seus estoques nessa porcentagem, já levando em consideração a trajetória de crescimento ao longo do ano.
O empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa para os negócios que desejam comprar estoque, seja para atender demandas específicas ou para o aumento das vendas no segundo semestre.
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3) Planejamento é a alma do negócio
O planejamento é fundamental. Se você espera vender mais, é importante entender quais são os limites de estrutura do seu negócio.
A falta de estoque ou problemas relacionados a atendimento afastam qualquer cliente. Ao contrário disso, prepare-se e vá além, pensando em programas de fidelização.
Leia mais: faça um planejamento estratégico de sucesso
4) Sua equipe precisa estar pronta
Prepare a sua equipe para que tudo saia como o planejado. Oriente seus times de vendas, financeiro, marketing e todos os outros a respeito das metas daquele período.
Apresente as novidades em termos de produtos e serviços, preços e promoções a serem praticados, expectativas, público a ser atingido, abordagens de comunicação e tudo que estiver no planejamento. Lembre-se: quem executa o planejamento é o seu time. E ele precisa estar tão preparado e animado quanto você!
E aí, já sabe como melhorar as vendas no segundo semestre? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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