13 dez 2021

Conheça as diferenças entre fluxo de caixa e capital de giro

Conheça as diferenças entre fluxo de caixa e capital de giro

As boas práticas de gestão financeira das empresas passam pelo controle eficiente do fluxo de caixa e capital de giro. Para alguns empreendedores, ainda não é clara a função desses conceitos. Por isso, vamos explicar as principais diferenças entre capital de giro e fluxo de caixa de uma empresa e como elas se relacionam.

Está pronto? Então, vem com a gente!

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas que mais auxiliam a área financeira das empresas. É nela que empreendedores e gestores financeiros visualizam com precisão o momento atual das finanças de seu negócio, já que a ferramenta registra diariamente as informações de entradas e saídas de dinheiro no caixa.

Criamos uma planilha de fluxo de caixa exclusiva para ajudar no controle financeiro do seu negócio.  

Baixe grátis aqui 👇

Além disso, o fluxo de caixa contém previsões de faturamento e gastos da empresa, o que dá ao empreendedor uma visão de longo prazo das finanças do negócio.

Com essa ferramenta, também é possível perceber se a empresa terá condições financeiras de cumprir com suas obrigações ou se será necessário uma injeção de capital.

“Quem se planeja, consegue estar preparado para enfrentar situações adversas ao longo do caminho. Por isso, é preciso estar atento a cada detalhe, pois pequenos erros podem comprometer a capacidade do negócio de repor estoques, remunerar funcionários e realizar investimentos de expansão, por exemplo”, afirma Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital.

Com BizCred, crédito PJ da BizCapital, por exemplo, você tem até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa, como estoque, reformas, reposição de estoque e capital de giro. 

Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e recebe a resposta do seu pedido em até 5 minutos  👇

Leia mais: saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente

O que é capital de giro

O capital de giro é o montante que sua empresa precisa ter em caixa para se manter operando até que haja novas entradas.

Por exemplo: vamos considerar que o seu negócio venda determinado produto ou serviço por R$10.000,00, com o prazo para recebimento de 30 dias. 

Durante esses 30 dias que você espera para receber o recurso, certamente sua empresa terá que fazer algum desembolso, seja para pagamento de pessoal, gastos para produzir o produto ou para executar o serviço vendido, além de despesas do dia a dia. 

Esse volume de dinheiro necessário para que a empresa siga firme até que novos recebimentos cheguem é o que chamamos de capital de giro. Vale dizer que isso é normal, já que conseguir concentrar recebimentos e pagamentos em um mesmo dia é praticamente impossível. 

Leia mais: veja como fugir das armadilhas do cheque especial

O fluxo de caixa e o capital de giro 

Como podemos perceber, fluxo de caixa e capital de giro são conceitos diferentes, porém são complementares e muito importantes para o gerenciamento financeiro de seu negócio. 

O fluxo de caixa é sobre previsibilidade e vai ajudar o empreendedor a identificar momentos em que será necessário aumentar ou diminuir o capital de giro, além de dar insumos para tomar decisões sobre investimentos, captação de recursos e planejamento financeiro.

O capital de giro tem a missão de manter tudo funcionando, sem ele, a empresa corre um grande risco de quebrar. Um capital de giro que supra as necessidades do negócio vai manter o fluxo de caixa saudável.

Leia mais: qual a importância do capital de giro para empresas?

Por outro lado, um fluxo de caixa bem elaborado e confiável permite ao empreendedor ter mais clareza se o capital de giro está adequado às necessidades da empresa.

E aí, entendeu a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você =)

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛

*Texto originalmente publicado em 22 de setembro de 2018.

ver tudo sobre: dicas de gestão