17 out 2022

Carteira virtual: vale a pena ter?

Carteira virtual: vale a pena ter?

A carteira virtual está cada vez mais presente em nosso dia a dia, particularmente com o avanço do Open Finance do Banco Central do Brasil. 

Além disso, com a popularização das criptomoedas e com a expectativa da chegada do Real Digital, a tendência é que elas se tornem ainda mais populares.

Por isso, preparamos esse material para te deixar por dentro do que é e como funciona uma carteira digital. Vem conferir!

O que é uma carteira virtual?

Pense na carteira virtual como a versão digital de uma carteira normal, como aquela que você guarda no seu bolso. Provavelmente, você usa sua carteira para guardar documentos, cartões e dinheiro.

A ideia é a mesma, só que em uma versão virtual.

A carteira virtual (ou digital wallet) é um sistema ou plataforma que concentra opções de pagamento de forma digital. Geralmente, você cadastra seus cartões de crédito, débito, benefícios, fidelidade e outros e, a partir deles, pode fazer compras e pagamentos diversos, de forma online ou presencial.

Existem muitas opções de carteira digital disponíveis no mercado. Cada uma tem funcionalidades específicas, mas todas têm o objetivo em comum de simplificar a gestão e o uso do seu dinheiro.

Conheça as principais formas de pagamento online!

Carteira virtual: como funciona e tipos

Com uma carteira virtual, suas compras e pagamentos podem ser feitos de diversas formas. A mais comum é por meio de um aplicativo em que você cadastra seus dados para fazer suas transações.

Algumas carteiras disponibilizam outros canais, como página do navegador de internet (como Chrome, Edge, Firefox ou Safari), diretamente pelo celular via aproximação (para celulares que possuem a tecnologia Near Field Communication – NFC), relógios inteligentes (smartwatches, também via aproximação), entre outros. 

Podemos classificar em quatro tipos de carteiras digitais:

1) Móvel: seja via app no smartphone, tablet, smartwatch ou outro aparelho inteligente, são as mais usadas.

2) Desktop: instalados em um computador pessoal ou notebook.

3) Física: também chamada de “carteira de hardware”, é como um pendrive onde ficam armazenadas as suas informações. É considerada a opção mais segura, pois limita a exposição de suas informações a possíveis ataques e fraudes, mas perde a praticidade das opções virtuais;

4) Online: é considerada a opção menos segura e geralmente é uma página na internet, com um login e senha que pode ser acessada de qualquer aparelho. 

Independentemente do tipo ou formato, a função de uma carteira digital sempre será a mesma: realizar transações financeiras online entre a conta pessoal e estabelecimentos ou pessoas com segurança e rapidez.

A conta PJ, por exemplo, é uma importante ferramenta para a facilitação dos pagamentos e processos para sua empresa. 

O app da Biz oferece Pix grátis para enviar e receber, além de mensalidade grátis, emissão de boletos e extrato automático.

Clique aqui para baixar o app da Biz:

Vantagens da carteira virtual 

Desde o lançamento do Open Finance pelo Banco Central e com a regulamentação das carteiras virtuais, elas ficaram bem populares. 

Mas é preciso levar em conta os prós e contras desse meio de pagamento! Vamos ver?

Praticidade

Você pode fazer tudo de um único lugar, como seu celular, por exemplo. Além disso, não há a necessidade de ficar procurando os cartões físicos na sua carteira. 

Acessibilidade

Para utilizar uma carteira digital, você não precisa ter conta em banco nem cartão de crédito. Basta fazer o cadastro nos aplicativos de sua preferência, transferir algum valor para sua carteira e começar a usá-la.

Diversidade de uso

As possibilidades de uso por meio das carteiras virtuais aumentaram significativamente, especialmente por conta da tecnologia NFC ou até por QR Code. 

Descontos em parceiros

Atualmente, a maior parte das carteiras virtuais possuem parcerias com mercados, farmácias, marketplaces ou lojistas que garantem descontos especiais para seus usuários. 

Desvantagens da carteira virtual 

Dependência da internet

A maior parte das carteiras virtuais, com exceção das carteiras de hardware, são dependentes de uma conexão à internet. Isso pode gerar algumas dores de cabeça caso o local onde você estiver não tenha sinal de internet móvel ou wifi. 

Dependência da tecnologia

Inevitavelmente, para utilizar uma carteira virtual você precisará de um celular. Isso te deixa dependente do seu aparelho e da disponibilidade de bateria, por exemplo.

Ausência de suporte presencial

Apesar de ser a proposta de uma carteira virtual fazer tudo online, pode acontecer de você precisar de um suporte rápido. Nesse caso, precisará fazer tudo por chat, e-mail ou telefone.

Agora que você já sabe que uma carteira virtual é um sistema ou plataforma que concentra opções de pagamento de forma digital, quais são seus tipos e as vantagens e desvantagens de ter uma, pode escolher a melhor opção para fazer suas compras e pagamentos!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: tecnologia