09 nov 2021

7 dicas de como vender mais e melhor na Black Friday

7 dicas de como vender mais e melhor na Black Friday

Eventos sazonais são ótimas oportunidades para bombar suas vendas, alavancar seus resultados e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Dentre as diversas datas que estão no calendário do varejo brasileiro, a Black Friday cresceu muito em importância e impacto nos últimos anos. Mas você sabe como vender mais e melhor nesse momento? 

Para ajudar, separamos 7 dicas para que sua empresa aproveite todas as oportunidades deste fim de ano. Vem com a gente! 

A importância e o impacto da Black Friday

Dentre as diversas histórias sobre a sua origem,  a mais difundida diz que o evento surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, após o dia de Ação de Graças – que ocorre tradicionalmente na 4ª quinta-feira do mês de novembro. 

A história conta que o trânsito na Filadélfia se tornava caótico após o Dia de Ação de Graças. No entanto, como  bons empreendedores, os lojistas notaram uma grande oportunidade de vendas e aproveitaram o movimento de pedestres para atraí-los com diversas promoções.

Não demorou muito para a Black Friday se tornar um evento sazonal no calendário e, com o tempo, foi se transformando em uma grande tradição de compras.

No Brasil, a Black Friday começou em 2011, exclusivamente online. Conforme foi ganhando espaço, publicidade e mostrando resultados, o evento também passou para o varejo físico.

Segundo a empresa de dados Ebit Nielsen, o faturamento de vendas online cresceu 16,3% no ano de 2019, alcançando cerca de R$61,9 bilhões. Só a Black Friday teve alta de 23,6%, alcançando R$3,2 bilhões.

Em 2020, mesmo com a pandemia e todas as dificuldades que impactaram a economia brasileira, a Black Friday fechou com vendas totais de R$4,02 bilhões no e-commerce, crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior.

Leia mais: saiba como vender mais em datas comemorativas

Como vender mais e melhor na Black Friday 2021 

Agora que você já sabe mais sobre uma das principais datas para vendas do setor varejo, que tal preparar sua empresa para aproveitar todas as oportunidades da Black Friday 2021? Veja 7 dicas que separamos para você: 

1) Analise a concorrência

Comece pelo básico: observe como sua concorrência se comporta. Essa é uma prática fundamental para os negócios que estão presentes em mercados competitivos. Tente monitorar os tipos de produtos que estão vendendo, as marcas, os preços, as quantidades, como estão se comunicando com os clientes e quais promoções estão fazendo. 

Todas essas informações podem te ajudar a nortear melhor o seu planejamento e os esforços para aproveitar o melhor da Black Friday 2021. 

2) Analise seu histórico de vendas e prepare o estoque

Depois que você observou o ambiente externo, é hora de começar a olhar para dentro de casa. Analise a evolução do seu histórico de vendas ao longo do ano. Houve crescimento? Na Black Friday dos anos anteriores, qual o impacto que ocorreu sobre o seu negócio? Você teve alguma quebra de estoque? Sobrou estoque? Quais os esforços empreendidos para vender mais nesse período? 

Com esses dados em mãos, projete o crescimento das vendas para este ano e reponha os seus estoques nesse nível. Por exemplo: se nos últimos anos, as vendas em novembro cresceram em média 10%, planeje elevar seus estoques nessa porcentagem, já levando em consideração a trajetória de crescimento ao longo do ano. 

Segundo Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, o empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa para os negócios que desejam comprar estoque, seja para atender demandas específicas ou para o aumento das vendas na Black Friday 2021. 

“Com as fintechs, já é possível ter acesso ao crédito PJ em apenas algumas horas, e o processo é feito totalmente pela internet. O empréstimo, quando bem organizado financeiramente, impulsiona o crescimento e alivia o caixa atual da empresa. Assim, o empreendedor não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio”, comenta Rocha.

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3) Mapeie a jornada do seu cliente

Uma ferramenta fundamental para qualquer negócio é a chamada “jornada do cliente”. Trata-se da experiência completa do seu público com a sua empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. 

Desse modo, ao compreender o passo a passo do seu cliente você consegue planejar melhor os seus esforços em linha com o que ele efetivamente fará. Isso poderá te ajudar a economizar investimentos e ter melhores resultados.

Leia mais: como definir o público-alvo da sua empresa

4) Prepare o terreno: pré-campanha

Vale considerar fazer um “esquenta” com seus clientes. Comece a comunicar o evento com antecedência e dê descontos alguns dias ou semanas antes. Isso prepara o público, que lembrará prioritariamente da sua marca durante a Black Friday.

5) Planeje sua estratégia de marketing

O “esquenta” deve ser parte de uma estratégia maior de marketing, planejada com mais antecedência, especialmente porque essas ações tendem a levar algum tempo para gerar resultados. 

Programe os seus esforços, levando em consideração outros eventos que ocorrem em períodos próximos e defina em quais canais você vai direcionar sua estratégia, sejam eles virtuais ou físicos. Pense em como se comunicar em cada um deles, qual o público que deseja atingir e não se esqueça também de definir o orçamento que será disponibilizado para esses esforços.

Leia mais: como usar o empréstimo para investir em marketing

6) Fomente o engajamento via redes sociais

Atualmente, especialmente com o impacto da pandemia, é inevitável não pensar em incluir as redes sociais e outros canais virtuais no seu planejamento de marketing e vendas. 

Uma boa prática é executar ações de remarketing para seus clientes, ou seja, aqueles que já compraram da sua loja. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato do que o esforço de impactar novas pessoas, inclusive na Black Friday. E usar as redes sociais para esse fim é ainda mais barato do que outros canais.

7) Avalie a satisfação dos seus clientes pós-Black Friday

Após o sucesso de vendas do seu negócio na Black Friday, temos ainda outro ponto importante: avaliar a satisfação dos clientes

Avalie questões como atendimento, embalagens, promoções, descontos, preço, qualidade dos produtos e suporte fornecido pela sua loja. Essas informações serão muito úteis para planejar os esforços futuros em outros eventos, inclusive na próxima Black Friday.

Leia mais: como implementar estratégias de pós-venda na sua empresa

E aí, já sabe como se preparar para a Black Friday 2021? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂


André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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