08 maio 2020

Crise do Coronavírus: últimas notícias sobre a Pandemia

Resumo diário (08/05) das principais informações e novidades sobre a crise do Coronavírus e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Crise do Coronavírus: últimas notícias sobre a Pandemia

Estamos finalizando mais uma semana da crise do Coronavírus. Dentre os nosso esforços procuramos criar conteúdos úteis e necessários para ajudar empreendedores a enfrentar os impactos desse momento.

Para além de uma fintech de empréstimo empresarial, somos parte da maior rede de empreendedores do Brasil. Por isso, queremos formar uma grande rede de apoio para quem nos acompanha. Na nossa redes (Facebook, Linkedin, Instagram)  ou na nossa Seção Coronavírus, todo dono de negócio têm acesso a dados e informações valiosas para se preparar para todas as consequências possíveis.

Vamos compartilhar, agora, o nosso resumo diário, que reúne as principais notícias e novidades a respeito da pandemia mundial no Brasil e no mundo. O nosso mergulho nos noticiários vai desde questões relacionadas à saúde mundial, até os impactos da crise na nossa economia e como isso pode impactar as pequenas e médias empresas. 

Então, vamos ver o que rolou hoje (08/05)? Confira e prepare a sua empresa para os próximos obstáculos dessa batalha. 

Crise do Coronavírus: perspectiva geral 

O Brasil já aparece na lista mundial, hoje liderada pelos Estados Unidos, como o oitavo país mais afetado pela crise do Coronavírus. Em território nacional, já são 9.146 mortes oficiais, com 610 registradas nas últimas 24 horas. A região nordeste do país foi a que teve o maior aumento no número de casos oficiais registrados no último mês. Assim, contabiliza cerca de 31% dos casos de todo o país. (Fonte: UOL)

Nesse cenário, Fortaleza começou a colocar em prática a medida do “lockdown” nesta sexta-feira, com medidas mais restritivas para a circulação de pessoas na rua. A medida já está valendo para outras cidades brasileiras, como São Luiz e Belém. (Fonte: G1) Em São Paulo, por sua vez, o governo já anunciou que a quarentena irá se estender até o dia 31 de maio, devido à expansão de número de casos e mortes cada vez maior no estado mais afetado pela crise do Coronavírus. (Fonte: Exame)

Crise do Coronavírus: economia e empreendedorismo

No panorama econômico, pouca coisa mudou sobre as perspectivas e projeções das últimas semanas. Assim, a economia continua instável e as consequências da crise do Coronavírus são cada vez mais sentidas pelos pequenos negócios, uns dos grandes afetados pelo cenário. 

Fazendo uma retrospectiva da semana, tivemos um começo de alguns dias de queda do Ibovespa, causado principalmente pelo embate entre EUA e China sobre a origem da proliferação do Coronavírus, como podemos ver no resumo do dia 04/05

Logo depois, foi seguido de um reaquecimento provocado pelo protagonismo dos preços do petróleo, que fez com que os índices de ações globais fecharam predominantemente no azul, como vimos no resumo do dia 05/05. Ontem, ainda, no nosso resumo pudemos ver que o Ibovespa voltou a apresentar uma queda no final do dia, desta vez provocada pela baixa atratividade do Brasil para investidores.

Ainda, vimos no nosso resumo do dia 05/05 que, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão é que as vendas devem encolher quase 60% nesse Dia das Mães. E que a inadimplência das empresas brasileiras subiu 0,5% no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao período anterior, de acordo com recentes dados apontados pela Boa Vista.

O BNDES, também essa semana, divulgou que destinará R$ 4 bilhões para auxiliar pequenas e médias empresas brasileiras durante a crise do Coronavírus, como conversamos no resumo do dia 06/05.

Além disso, tivemos muitas novidades sobre o auxílio emergencial destinado aos trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs durante a crise. Hoje, a Caixa anunciou que deve abrir 680 agências neste sábado para saque. Saiba mais nesta matéria da UOL.

Como podemos te ajudar mais?

Qual está sendo a sua maior dificuldade de empreender durante a crise do Coronavírus? Conta pra gente nos comentários. Compartilhe a sua experiência com outros empreendedores. E assim, vamos formar, juntos, uma rede de apoio!

Agora, não se esqueça de separar um tempo para organizar sua empresa, cortar os custos necessários e se preparar para os próximos passos. 

Fez isso tudo e sentiu falta de capital de giro para manter a sua empresa funcionando? Conheça a linha de crédito da Biz!

ver tudo sobre: dicas de gestão