08 jul 2022

Por que a gestão fiscal pode mudar o rumo da sua empresa

Por que a gestão fiscal pode mudar o rumo da sua empresa

Manter um negócio não é uma tarefa fácil: são muitas etapas e deveres que devem ser cumpridos para garantir que tudo está regularizado. As obrigações fiscais, por exemplo, merecem muita atenção para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores e assegurar que o negócio está livre de pendências na gestão fiscal para crescer e prosperar.

Mesmo assim, muitas empresas têm grande dificuldade em elaborar e praticar uma gestão fiscal efetiva. Isso gera consequências que afetam, inclusive, o setor financeiro.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostrou que 95% das empresas brasileiras recolhem tributos de forma errada.

Por isso, uma gestão fiscal assertiva, elaborada com atenção às particularidades de cada negócio, faz toda a diferença. Para ajudar você a entender como a gestão fiscal funciona e a importância dessa ferramenta, preparamos esse post completo! Confira.

O que é gestão fiscal?

A gestão fiscal consiste em uma série de práticas para gerenciar as obrigações de uma empresa em relação aos impostos. Isso inclui a gestão de todos os documentos fiscais e sua emissão, declarações e o pagamentos dos tributos, garantindo que tudo seja feito conforme a lei e dentro do prazo.

Além disso, a gestão fiscal também facilita o armazenamento e compilação de informações importantes sobre a parte fiscal do negócio, repassando-as ao Fisco caso seja solicitado.

Atualmente, a gestão fiscal é dividida em duas vertentes, de acordo com as obrigações:

  • Obrigações principais: se referem aos impostos correspondentes como as taxas, impostos e contribuições.
  • Obrigações acessórias: englobam a emissão de documentos fiscais, como as notas fiscais, elaboração e entrega de declarações e a escrituração de documentos.

Como funciona?

A gestão fiscal e tributária leva em consideração o tipo de empresa e em qual regime tributário ela se encaixa. 

Considerando essas particularidades, é possível fazer um planejamento condizente com as obrigações de cada negócio.

Assim, um calendário com todos os impostos e quando devem ser pagos pode estar à disposição, assegurando maior controle sob as responsabilidades. 

Esse tipo de gestão também busca maneiras de reduzir a carga tributária que incide sobre a empresa, por meio de descontos e atenção às condições especiais que possam estar disponíveis e também funciona como uma forma de organizar todos os documentos fiscais, desde notas fiscais até ordens de serviço. Com a casa em ordem, fica muito mais fácil evitar erros.

Vantagens da gestão fiscal

Agora que você já entendeu como a gestão fiscal funciona na prática, vamos compreender como essa ferramenta traz benefícios para o seu negócio:

Estar regularizado com o Fisco

A regularização do negócio é essencial, independente do segmento. A gestão fiscal ajuda a manter um controle sobre todas as questões que envolvem os tributos e evita dores de cabeça, como multas e penalidades. 

Além disso, o Fisco pode exigir dados a qualquer momento, para verificar informações. Estar com esses documentos à disposição é uma grande vantagem para poupar tempo. 

Poupar dinheiro

A gestão fiscal também consiste em uma série de ações preventivas no que diz respeito aos tributos. Muitas empresas, por exemplo, acabam pagando impostos duplicados ou até mesmo tributos que não precisam pagar, por falta de uma organização tributária eficiente. 

Assim, a gestão fiscal contribui para poupar dinheiro e permitir o investimento dessa renda em áreas do seu negócio que vão realmente proporcionar crescimento. 

Tomar decisões assertivas

A gestão fiscal também é sinônimo de organização. Ela permite analisar vários aspectos da empresa, refletindo principalmente no setor financeiro

Com todos os documentos organizados, é possível saber quando tomar decisões e fazer isso de forma assertiva. Com a tranquilidade de que o negócio está em ordem, investir em novas áreas, por exemplo, fica muito mais fácil.

Importância da gestão fiscal 

A gestão fiscal vai muito além do que a simples organização dos tributos, impactando positivamente diversas áreas do negócio. 

Por isso, é uma prática de extrema importância para manter a empresa organizada e permitir uma administração mais focada em estratégias de otimização e impulsionamento do negócio. 

Pensando nisso, separamos alguns dos pontos que refletem melhor a importância da gestão fiscal e tributária:

Ajudar no recolhimento dos tributos

Hoje, as empresas brasileiras têm uma série de tributos a pagar. Com tantas responsabilidades, se não há um controle minucioso, pode ser muito fácil se perder e deixar de pagar um imposto, gerando consequências que pesam no bolso. 

Por isso, a gestão tributária ajuda no recolhimento dos impostos, fazendo um controle geral de todos os tributos e garantindo que estes sejam pagos corretamente.

Formalizar o negócio

Muitas empresas ainda acreditam que investir na formalização do negócio é perda de tempo, e agir de forma “clandestina” é melhor para poupar gastos. 

Porém, essa ação pode ter graves consequências, já que os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais atentos a essa prática. 

Nesse sentido, a gestão fiscal é essencial para formalizar o negócio e garantir que a empresa possa continuar atuando, sem empecilhos. 

Administrar tributos de forma inteligente

Você sabia que alguns modelos de negócio têm descontos em determinados tributos? A gestão fiscal está atenta a questões como essa, garantindo que os tributos sejam pagos de forma inteligente. 

Cobranças duplicadas e impostos que não precisam ser pagos são facilmente evitados, quando se tem uma administração correta dos tributos. 

Como fazer a gestão fiscal

Diante de tantos benefícios, fica claro que a gestão tributária é uma excelente ferramenta. Se a sua empresa ainda não coloca essa atividade em prática, não se preocupe! Há algumas formas de planejar sua gestão fiscal. 

É possível contar com a ajuda de um profissional, que vai ficar responsável por toda a organização e planejamento internamente na sua empresa. Outra opção é contatar os serviços de empresas, que oferecem consultorias e podem fazer a gestão fiscal de forma terceirizada.

Uma dica valiosa para otimizar o processo é investir em formas de automação, como um sistema de gestão empresarial ou um software de emissão automática de notas fiscais

Com essa tecnologia, é possível manter um controle sobre todas as ações, automatizar processos, administrar documentos e ter relatórios a disposição sempre que for preciso.

Este artigo foi produzido pela eNotas.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛

ver tudo sobre: guia financeiro