Um dos grandes desafios de uma empresa é avaliar se o seu resultado é adequado ou não. Às vezes, chegar ao final do mês ou do ano com um caixa positivo, apesar de ser ótimo, nem sempre deixa claro se o esforço foi bom ou ruim. Para solucionar esse problema, uma das ferramentas que utilizamos é o índice de lucratividade.
Com ele, você não mede somente se o seu negócio fechou o mês no positivo, mas, também, se os esforços foram proporcionais ao que recebeu.
Preparado para aprender sobre esta importante ferramenta que auxilia na tomada de decisões na sua empresa? Vamos lá!
O que é índice de lucratividade?
Um índice, antes de tudo, é uma unidade de medida de variação. Ele não é expresso em quilos, reais ou qualquer outra unidade de medida. O índice é expresso em pontos ou, por vezes, em porcentual, e mostra a alteração do valor de um momento para outro.
No que se refere ao resultado da empresa, a principal métrica de sucesso é o lucro. Mas, como saber se mil ou dez mil reais de lucro é positivo? A resposta está no Índice de Lucratividade (IL).
Leia mais: saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente
O IL mede a relação entre o lucro líquido e o valor das receitas totais. Sendo o lucro líquido a principal medida de resultado da empresa, ao transformá-lo na forma de índice, é possível compreender o impacto do esforço operacional da seu negócio ou de um projeto.
É importante fazer uma distinção: lucratividade e rentabilidade são coisas diferentes. Rentabilidade deriva de renda, ou seja, é aquele ganho obtido a partir de um investimento. Lucratividade é resultado, portanto, é o que “sobra” a partir do ganho obtido, neste caso, a receita da empresa.
Leia mais: como calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio
Como calcular o índice de lucratividade
A fórmula do índice de lucratividade é a seguinte: (lucro líquido / receita total) x 100
Enquanto a receita total equivale a todos os valores recebidos por sua empresa – o que chamamos também de receita bruta – o lucro líquido é o resultado final, ou seja, a receita já descontada de custos, despesas e impostos.
Vamos a um exemplo utilizando alguns números de um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE):
Então, após apurar todas as entradas e saídas do seu negócio, você notou que seu faturamento no ano foi de R$120mil e o seu lucro líquido, já descontando custos dos serviços prestados ou dos produtos vendidos, despesas de manutenção da empresa e impostos, foi de R$65mil.
Leia mais: conheça as diferenças entre fluxo de caixa e capital de giro
Aplicando esses números na fórmula, temos que: 65.000/120.000 = 0,54167
Para transformar este número em um índice, vamos multiplicar por 100. Desse modo, temos que: 0,54167 x 100 = 54,17 (arredondando uma casa pra cima).
Assim, em nosso exemplo, a empresa possui uma lucratividade de aproximadamente 54,17%, o que significa que, para cada R$100 que entram no negócio, R$54,17 representam, de fato, o lucro obtido.
Sabendo o índice de lucratividade da sua empresa, é possível planejar e tomar decisões importantes, como negociar vencimento de faturas, tomar empréstimos, aumentar o faturamento, avaliar investimentos em pessoal e máquinas ou até mesmo fazer aplicações do dinheiro. Se identificar a necessidade de um empréstimo, já sabe! Com BizCred,crédito PJ da BizCapital, você tem até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses, para investir no que sua empresa mais precisa. Você pede o BizCred direto do seu celular ou computador e recebe a resposta do seu pedido em minutos 👇
Ao acompanhar este dado ano a ano, ou até mês a mês, será possível avaliar se todo seu esforço de vendas, além, é claro, do seu esforço de produção, foi positivo ou negativo.
Leia mais: conheça os indicadores de desempenho para seu negócio
Uma ótima ferramenta para acompanhar os resultados e controlar as finanças do seu negócio é a planilha de gestão financeira. Para baixar grátis nosso modelo exclusivo, é só se cadastrar aqui 👇
E aí, entendeu como calcular o índice de lucratividade da sua empresa? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você =)
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛