21 jun 2022

O que é agência de fomento: a oportunidade que seu negócio pode estar deixando passar

O que é agência de fomento: a oportunidade que seu negócio pode estar deixando passar

Muitos empreendedores não sabem o que são e nem qual a função de uma agência de fomento e dos Bancos de Desenvolvimento do Brasil e podem estar perdendo boas oportunidades de fazer seus projetos acontecerem.

Aqui, no Papo Biz a gente traz tudo o que é importante para o seu negócio. Além de entender mais sobre as agências e bancos, você também pode identificar se sua empresa se enquadra em algum dos tipos de fomento disponíveis.

Quer saber mais?! Então, vem com a gente!

O que é agência de fomento? 

Uma agência de fomento é uma instituição focada em estimular o crescimento dos negócios, emprestando capital aos empreendedores que precisam investir em seus novos negócios.

Como geralmente são ligadas ao Estado (seja ele Governo Federal, Estadual ou Municipal), torna-se uma relação de “ganha ganha”, já que a empresa terá condições de viabilizar melhorias, colocar em prática novos negócios e, potencialmente, gerar novos postos de trabalho. Tudo isso traz dinâmica à economia local e gera mais receita ao próprio Estado através de impostos

De acordo com o Banco Central do Brasil, as agências de fomento surgiram a partir do processo de reestruturação do segmento bancário nacional, dentro do Programa de Incentivo à Redução da Presença do Setor Público na Atividade Financeira (PROES).

O PROES previa que as instituições financeiras sob o controle dos estados fossem extintas, privatizadas ou transformadas em instituições financeiras dedicadas ao financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos no país.

Leia mais: como investir seu crédito PJ

Diferença entre agência de fomento e banco de desenvolvimento

O papel de uma agência de fomento pode ser confundido com o de outra instituição: o banco de desenvolvimento. Apesar de também estar sob a tutela dos Estados, um banco de desenvolvimento tem como objetivo principal proporcionar recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazos, de programas e projetos que visem promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

A forma como um Banco de Desenvolvimento e uma Agência de Fomento captam recursos também é diferente. 

Um Banco de Desenvolvimento pode captar recursos de terceiros através de empréstimos estrangeiros, depósitos a prazo e emissão de Títulos de Desenvolvimento Econômico. Já uma agência de fomento conta com o repasse de recursos próprios, fundos de governo e recursos de entidades nacionais como o BNDES (que é um banco de desenvolvimento) e a Finep (Agência Financiadora de Estudos e Projetos). 

Apesar das agências de fomento e dos bancos de desenvolvimento serem uma opção interessante para as pequenas empresas, muitos negócios não se enquadram nas exigências para o recebimento do empréstimo PJ ou, simplesmente, o programa não atende as necessidades atuais da empresa.

Se esse for o seu caso, então, saiba que existem outras opções no mercado, como as fintechs, que garantem um processo de tomada de crédito PJ menos burocrático e com mais agilidade.

A BizCapital, por exemplo, oferece o BizCred, empréstimo empresarial de até meio milhão de reais. As condições do BizCred são calculadas de acordo com o perfil do seu negócio e a resposta do pedido sai em poucos minutos. Para fazer uma simulação agora, basta clicar no botão abaixo:

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Quais os tipos de fomento disponíveis 

Se você está em busca de alguma agência para impulsionar seu negócio, vale a pena entender quais tipos de fomentos existem e, a partir disso, identificar quais estão disponíveis. Normalmente, as agências disponibilizam as seguintes linhas de fomento:

  • Desenvolvimento de empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial, de pequeno porte, até para pessoas físicas;
  • Capitais fixo e de giro associados a projetos;
  • Operações de crédito rural;
  • Cessão de créditos;
  • Garantias em operações compatíveis com o objeto social;
  • Financiamento para serviços de consultoria e de agente financeiro;
  • Financiamento para serviços de administração de fundos de desenvolvimento;
  • Operações específicas de câmbio;
  • Aplicação de disponibilidades de caixa em títulos públicos federais, ou em cotas de fundos de investimento cujas carteiras estejam representadas exclusivamente por títulos públicos federais;
  • Aquisição de créditos para operações compatíveis com o objeto social;
  • Participação societária em sociedades empresárias que não fazem parte do sistema financeiro;
  • Swap para proteção de posições;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Integralização de cotas de fundos que possuam participação da União;
  • Aplicação em operações de microfinanças (DIM).

Exemplos de fomentos do Brasil

Norte

  • Desenvolve Roraima – Agência de Desenvolvimento de Roraima
  • AFAP – Agência de Fomento do Amapá
  • AFEAM – Agência de Fomento do Estado do Amazonas
  • Fomento – Agência de Fomento do Estado do Tocantins

Nordeste

  • Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia
  • Desenvolve Alagoas – Agência de Fomento de Alagoas 
  • AGN – Agência de Fomento do Rio Grande do Norte
  • AGE – Agência de Fomento do Estado de Pernambuco

Centro-Oeste

Sul

  • BADESC – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
  • BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul
  • Fomenta Paraná – Agência de Fomento do Paraná
  • BDRE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

Sudeste

  • AgeRio – Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro
  • BANDES – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo
  • BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
  • Desenvolve SP – Banco de Desenvolvimento de São Paulo

E aí, entendeu sobre o que é uma agência de fomento? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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