A jornada do empreendedor é quase sempre diferente da tradicional. Então, a forma de se remunerar segue a mesma linha. Ter um pró-labore é um passo importante na organização da empresa e do empreendedor. Além disso, é sinal de que a empresa está faturando. Para não deixar nada escapar, vamos entender também como fazer o cálculo pró-labore dos sócios que trabalham no negócio.
Quer saber o que é pró-labore de uma empresa?! Então, vem com a gente!
Sabe o que é pró-labore?
Saber o que significa pró-labore é fundamental para começar. O termo “pro-labore”, vem do latim, e significa “pelo trabalho”, ou seja, nada mais é do que uma remuneração pelo trabalho do empreendedor. Muito semelhante aos salários de colaboradores, o pró-labore é destinado aos sócios que trabalham na empresa.
Então, podemos entender que esse é o salário dos sócios e é através dele que o sócio contribui para a previdência social e tem seu imposto retido. Outra diferença importante entre o pró-labore e o salário de um empregado é que a remuneração do empreendedor pode ser ajustada para cima ou para baixo. No caso da CLT, não é permitida a redução do salário.
Leia mais: conheça as principais obrigações trabalhistas para empresas
Qual a importância do pró-labore para o meu negócio?
O pró-labore é obrigatório? Sim! Além de obrigatório para as empresas, é fundamental para a gestão financeira. É muito comum em empresas de portes menores o sócio (ou sócios) misturar o dinheiro da empresa com a renda pessoal.
O cartão empresarial, por exemplo, é uma ótima ferramenta para fazer essa separação, dando à sua empresa diversas facilidades, vantagens e benefícios, desde assinaturas de serviços online até compras pontuais, além do principal: uma melhor organização financeira.
O BizCard, cartão de crédito PJ pré-pago da Biz, é livre de anuidade, tarifas, encargos e burocracias. Sim, ele é totalmente gratuito e sem nenhum custo para você ou sua empresa. Você paga o que comprar e nada mais.
A BizConta, conta PJ digital da Biz, ainda oferece diversas outras vantagens para o empreendedor, como TED, Pix e mensalidade grátis, além de poder gerenciar as finanças do seu negócio em um só lugar e de forma 100% digital.
Abra sua BizConta clicando aqui 👇
O pró-labore, assim como o cartão empresarial, também é uma importante ferramenta de organização e controle financeiro de seu negócio. O extrato do pró-labore, equivalente ao holetire, também contribui para a vida pessoal do empreendedor, uma vez que esse será seu comprovante de renda em operações de créditos, locações de imóveis e similares.
Leia mais: como otimizar seu orçamento empresarial
Aprenda como fazer o cálculo pró-labore
Não existe uma forma exata ou um modelo pró-labore, mas existem alguns pontos que precisam ser considerados para evitar problemas jurídicos e/ou financeiros.
- Entenda a função que o sócio executa dentro da empresa;
- Busque informações salariais desta mesma posição no mercado;
- Feito isso, com base nesse salário de mercado, as empresas ainda adicionam entre 15% e 30% para chegar ao valor ideal;
- Analise se seu negócio possui caixa suficiente para pagar esse pró-labore. Caso não, ajuste o valor de acordo com a realidade da empresa ou trace novas estratégias para aumentar as receitas do negócio.
- Lembre-se: o valor mínimo possível para um pró-labore é de um salário mínimo.
Vale destacar que mesmo que sua empresa esteja no início e com certa instabilidade financeira, não é possível retirar apenas a distribuição de lucros, é necessário ter o imposto pró-labore também, conforme determinação da legislação.
Agora que você já sabe como fazer o cálculo pró-labore e qual a sua importância, é só colocar tudo em prática e aproveitar!
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛