15 jun 2021

Como fazer a gestão empresarial da sua clínica médica

Como fazer a gestão empresarial da sua clínica médica

Você estudou por seis longos anos e se tornou um clínico geral ou foi ainda mais longe e se tornou um médico ou médica especialista. Passou por diversos cursos de especialização, estudou bastante, praticou muito, mas aí, no meio do percurso, decidiu abrir sua própria clínica médica. Com essa decisão, vem as dúvidas: por onde começar? Como administrar um consultório? Como fazer a gestão empresarial? 

Mas não se preocupe, pois vamos tirar essas dúvidas agora. Vem com a gente!

A sua clínica médica é um negócio

O ponto de partida é entender a clínica médica como um negócio. Afinal, você presta um serviço, tem ou terá clientes, seu serviço precisa ter um preço, você terá custos e despesas, terá fornecedores, vai recolher impostos, seu negócio precisa de uma marca e você precisa se comunicar com o seu público.

Além de ser um bom profissional na sua área, é necessário ter uma visão empreendedora e de negócios e, para isso, existem modelos que podem ajudar. O primeiro passo é organizar no papel tudo que você sabe, o que você não sabe e o que acha que sabe sobre a gestão empresarial de uma clínica médica.

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Ferramenta: a Matriz CSD

Você já ouviu falar na matriz CSD? A sigla significa “Certezas, Suposições e Dúvidas”. Basicamente, essa matriz é uma tabela com três colunas organizadas a partir de cada categoria: a primeira para as certezas, a segunda para as suposições e a terceira para as dúvidas.

A matriz CSD é uma ferramenta inicial para gestão do aprendizado. Se você estiver começando o seu negócio, no início da sua jornada empresarial para abrir sua clínica própria, organizar a matriz te ajudará a entender o que você já sabe e o que precisa desenvolver.

Para começar, pegue uma folha de papel ou até mesmo uma planilha, um slide ou um documento e faça três colunas: 

  • Na primeira, as certezas. Aqui, você vai registrar tudo aquilo que você sabe. Cada informação deve ser registrada como um tópico ou frase curta. Por exemplo: “preciso contratar um contador” ou “preciso contratar um designer para marca e site”;
  • Na segunda coluna, as suposições, que são as informações que classificamos como o famoso “eu acho que tenho certeza”, ou seja, você sabe, mas não está seguro ou segura sobre aquilo. Atente-se que muitas vezes elas podem ser dúvidas. Por exemplo: “acho que preciso de um sistema de agendamento de consultas”.
  • Na última, as dúvidas, liste todas as perguntas que você tem certeza de que precisa buscar respostas. Por exemplo: “eu preciso de um empréstimo?” ou “eu preciso investir em máquinas ou equipamentos?”.

Esse exercício ajudará a direcionar os seus esforços iniciais para estruturação do seu negócio e a definir o seu modelo de gestão. Por isso, mantenha a matriz sempre atualizada, transformando dúvidas e suposições em certezas e, por sua vez, certezas em tarefas que precisam ser executadas.

Tipos de gestão empresarial aplicados às clínicas médicas

Agora que você já tem as informações iniciais organizadas, você precisa optar pelo modelo de gestão da clínica que melhor se enquadra ao seu negócio e ao seu estilo de gestão. 

Em primeiro lugar, precisamos ter clareza do que a gestão empresarial significa. No caso de uma clínica médica, a gestão empresarial vai possibilitar a estruturação e administração de processos e estratégias do negócio, seja a clínica de pequeno, médio ou grande porte.

Desse modo, a gestão empresarial representa todos os processos, desde financeiro, passando por marketing, compras (estoque) e relacionamento com os clientes/pacientes. Para isso, existem quatro modelos de gestão possíveis que englobam todos esses processos. Vejamos cada um deles:

Gestão autoritária

Neste modelo de gestão, as decisões e processos estão centralizadas na mão do gestor. Se você possui uma clínica pequena ou possui poucos recursos para contratar pessoas que possam te auxiliar, este é o modelo mais adequado.

Neste caso, pode ser prudente optar por processos mais simples para que a gestão do negócio não se torne um problema e atrapalhe a execução dos seus serviços. Concentre-se naquilo que é vital, como financeiro e atendimento aos pacientes.

Gestão participativa

O oposto à gestão autoritária é a gestão participativa. Se você possui mais segurança dos processos da sua clínica, tem recursos suficientes para contratar pessoas ou estabelecer parcerias e já possui confiança nessas pessoas, você pode delegar mais tarefas, processos e tomadas de decisão.

Esse modelo de gestão é adequado para clínicas que estão expandindo ou já são maiores, inclusive com outras filiais ou franquias.

Gestão com foco em processos

A gestão por processos, bastante comum em muitas empresas e clínicas, é uma evolução da gestão participativa, mas com foco total nos processos do negócio e com objetivo de aumentar a produtividade. 

A ideia aqui é definir caminhos para melhorar o relacionamento e a satisfação do paciente. Você pode definir processos-chave, como os atendimentos, com os responsáveis por sua execução, e você vai monitorar periodicamente se a metodologia está funcionando ou não.

Gestão por resultados

Por fim, o último modelo de gestão é o por resultados. Aqui, a principal intenção é atingir certos patamares, de acordo com o planejamento do empreendimento. Por exemplo, atender 100 pessoas por semana ou obter um faturamento de R$ 1 milhão por mês. O segredo é definir “onde se quer chegar”, estruturar o negócio para chegar nesses resultados e monitorar o caminho.

Com qual desses modelos você mais se identificou? Cada um deve se adequar ao seu estilo e conhecimento do negócio, desse modo, você obterá sucesso na sua clínica.

Simplifique a gestão financeira da sua clínica médica

Como já comentamos, a sua clínica médica deve ser vista como um negócio. Você vai precisar elaborar um plano de negócios (que ensinamos a fazer aqui), fazer a gestão de custos e calcular margem de lucro dos seus produtos e serviços, contratar funcionários, comprar matéria-prima, entre outros. 

E uma etapa muito importante para toda empresa é a abertura da conta PJ. No mercado, existem diversas opções disponíveis, que atendem necessidades diferentes de acordo com a natureza de cada negócio. 

A conta PJ digital é uma grande tendência nos últimos anos, já que ela oferece os mesmos recursos da conta PJ tradicional, só que de maneira 100% digital. Nesse caso, todas as transações, como TED, Pix, checagem de saldo e emissão de boletos são realizadas pelo através do Internet Banking ou aplicativo da instituição financeira ou fintech.

Leia mais: vantagens da conta PJ digital para o seu negócio

Como abrir uma conta PJ digital

A abertura da conta digital PJ não tem mistério. O único requisito para abrir a sua é ter um CNPJ ativo. Na BizConta, conta PJ digital da BizCapital, por exemplo, a abertura da conta é feita em apenas alguns minutos, diretamente via aplicativo. Depois disso, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta com tranquilidade, além de ter o controle financeiro da sua clínica médica na palma da sua mão. 

Além disso, na BizConta você não paga taxa de abertura e nem de mensalidade, e ainda ganha TED e Pix grátis para enviar ou receber. Para saber mais sobre a BizConta, basta clicar no botão abaixo:

E aí, aprendeu como fazer a gestão empresarial da sua clínica médica? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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