06 fev 2023

Folia de vendas para o comércio varejista no Carnaval 2023

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Folia de vendas para o comércio varejista no Carnaval 2023

Feriados e datas temáticas são ótimas oportunidades para o comércio varejista aumentar as vendas. Natal, Black Friday, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Copa do Mundo e, claro, o Carnaval, entre muitos outros. Se você é um empreendedor com mercearia, minimercado, armazém, distribuidora ou loja de produtos, precisa ficar atento ao calendário e tirar o melhor de cada uma dessas datas. A começar pelo Carnaval 2023!

Depois dos anos incertos da pandemia e a pausa na folia, o carnaval de 2023 chega com força total e com uma grande expectativa em relação ao consumo dos foliões. Chegou a hora de preparar o estoque, definir estratégias de marketing e vendas, além de deixar a equipe pronta para aumentar ainda mais as vendas.

Que saber como se preparar para as festividades? Então, vamos nessa!

Carnaval pós COVID-19 e o impacto para o comércio varejista

Depois de um longo período de pandemia, associado ao isolamento social e diversos cancelamentos das festividades do carnaval em todo país, o carnaval em 2023 voltará a todo vapor aumentando muito as oportunidades para o comércio varejista. A expectativa é de que os blocos e foliões tragam grande movimentação na economia como um todo e, principalmente, para as capitais e cidades turísticas.

O final de 2022 foi marcado por uma sazonalidade extra, já que a Copa do Mundo de futebol aconteceu em novembro e dezembro e não no meio do ano como de costume. O aumento do consumo no varejo provocado pelos principais jogos do campeonato somou-se ao já consagrado aumento das vendas por ocasião do Black Friday e Cyber Monday e, posteriormente, pelas festividades de Natal e Ano Novo.

Isso reaqueceu o setor varejista, servindo de forma a compensar em partes a desaceleração na economia esperada para esse ano em função da atual elevada taxa Selic (entenda o que é Taxa Selic aqui) no país.

Por isso, é essencial entender a relevância dessa data para as pessoas e o poder de compra do brasileiro para aproveitar o retorno da grande festa de carnaval após a pandemia. Considerando uma a demanda reprimida por produtos ligados ao carnaval, mesmo diante de um processo de diminuição do ritmo da economia, as expectativas em torno deste período são muito positivas para o comércio varejista.

Leia mais: como está a economia do Brasil.

Como preparar a sua loja para o Carnaval 2023

Apesar de todos os desafios que o contexto apresenta com a crise pós-pandemia e recessão global, a expectativa é de que a retomada do Carnaval traga um aumento no consumo e, consequentemente, nas vendas do varejo. Para se destacar dos seus concorrentes aos olhos do folião, é importante trazer o carnaval para dentro do seu negócio. Ou seja, decore sua loja com a cara do Carnaval, crie um clima descontraído e divertido no estabelecimento. Afinal, a missão é trazer o cliente para dentro da loja.

Leia mais: dicas de como aumentar as vendas no inícios do ano.

É importante identificar também os produtos que vão se sobressair nas vendas em relação a outros, como alimentos prontos e bebidas. Destacar estes produtos em um local de fácil percepção vai proporcionar ao estabelecimento um aumento no volume de vendas deste produto.

Não podemos perder de vista o indispensável: o bom atendimento nunca sai de moda. Instrua e prepare seu time de atendimento e vendas de modo que o espírito carnavalesco seja algo que anime e contagie seus clientes. Até mesmo os clientes mais reservados gostam de vendedores animados. Se precisar de equipe, veja aqui as melhores dicas para contratar.

Uma recepção cordial e amistosa melhora o ambiente de negócios para a empresa. O cliente vai sentir mais prazer em estar em sua e loja e, consequentemente, pode escolher comprar mais, aumentando as vendas no seu varejo. 

É hora de vender mais!

Leia mais: como está o mercado de crédito em 2023.

Como impulsionar as vendas do comércio varejista

Além de uma decoração temática, é importante conceder descontos exclusivos para atrair o público e destacar a sua loja. Primeiramente, comece os produtos de maior venda nesta época do ano. No entanto, se for possível, estenda as ofertas para os demais produtos e serviços oferecidos, podendo elevar ainda mais as vendas. Mas, lembre-se, toda promoção deve ser feita com um planejamento e, claro, de acordo com o controle financeiro da sua empresa.

Leia mais: como precificar os seus produtos.

Hoje em dia, vemos uma grande variedade de descontos, do mais clássico “pague 1 e leve 2” até o desejado cashback, a modalidade de promoção que tem atraído muitos consumidores. 

Oferecer promoções no ponto de venda ou na plataforma online utilizada pela empresa têm a capacidade de impulsionar as vendas. Por isso é importante planejar previamente a parte financeira, o estoque e a organização dos funcionários para essas ocasiões.

Como se planejar para promoções de Carnaval no varejo

No entanto, antes de fazer qualquer promoção, é essencial ter um planejamento muito claro para que isso seja feito de forma saudável para suas finanças. Veja abaixo três dos principais pontos a planejar:

1) Financeiro:

É necessário checar se a empresa pode arcar com gastos em estoques acima do “normal” e se os descontos não vão comprometer a sua receita. Além disso, é importante aceitar a maioria das formas de pagamentos. Isso é uma facilidade para o cliente e pode trazer economia das taxas de maquininha para o seu negócio com o Pix gratuito na BizConta.

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2) Estoque:

É importante fazer uma gestão de estoque bem planejada. Se você possui produto com giro rápido, talvez seja melhor estocar em maior quantidade. Além disso, pode ser também uma grande oportunidade de vender aqueles produtos com ciclo de vendas um pouco mais demorado. Evite prateleiras vazias e a chamada “mercadoria em ruptura”, ou seja, falta do produto na loja. Isso significa diminuição nas vendas.

3) Equipe:

garanta que o atendimento da sua loja sempre será cordial e até animado, se adequando ao Carnaval. Além disso, é preciso que todos os funcionários tenham bom conhecimento dos produtos vendidos em sua loja. Afinal, é ruim ser recebido por alguém que não conhece o próprio produto. Treine seu time.

Para fins estratégicos, é importante que estas ações tenham um bom monitoramento. Dessa forma, você terá um histórico do que deu certo e o que não, o que pode ser repetido e o que pode ser melhorado. Assim, no próximo carnaval, vai ser ainda mais fácil aumentar as vendas.

Não se esqueça de fortalecer seus canais digitais, se tiver. Campanhas de marketing digital costumam trazer bons resultados. O investimento vai dar maior alcance da sua empresa aos clientes e potenciais consumidores, veja aqui como investir nessa estratégia.

Produtos que mais vendem no Carnaval

É muito importante estar atento às mudanças nas preferências dos consumidores para atendê-los da melhor forma possível. Portanto, é essencial a agilidade na hora de formar estoque e na percepção de novas tendências de consumo que estão surgindo na internet. Afinal, esses elementos vão ajudar a traçar suas estratégias para o curto prazo.

É preciso ficar atento e ter em mente que as tendências surgem e acabam em questão de semanas. Mas há padrões que se seguem em eventos sazonais. Durante o carnaval, em geral, há aumento no consumo de bebidas geladas, comidas rápidas e aperitivos, além de fantasias e adereços.

Por isso, mantenha-se ligado aos costumes regionais. Lembre-se: seus clientes estarão desfilando em frente ao seu negócio. Então, deixe os produtos que eles mais gostam bem expostos mostrando o que sua empresa tem a oferecer para que eles curtam o carnaval ao máximo.

Agora que você já sabe como pode vender mais nesse carnaval de 2023, chegou a hora de alavancar as vendas.

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André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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