27 jan 2023

6 ações para melhorar seu fluxo de caixa

Aprenda agora e aplique as dicas para melhorar a sua gestão financeira.
leitura de 7 min
6 ações para melhorar seu fluxo de caixa

Toda empresa precisa conhecer algumas ações para melhorar seu fluxo de caixa. Afinal de contas, ter um fluxo saudável é como ter oxigênio para o seu negócio funcionar.

Por isso, é muito importante entender o que fazer para garantir um bom fluxo de caixa para a sua empresa.

Isso é especialmente verdadeiro no Brasil, em que 6 em cada 10 negócios fecham as portas em 5 anos por conta de diversas dificuldades, sendo não ter recursos em caixa a principal delas.

Quer aprender as principais ações para melhorar seu fluxo de caixa? Então siga a leitura do artigo com atenção!

Confira 6 ações para melhorar seu fluxo de caixa!

A seguir, listamos 6 dicas que vão mudar a sua estratégia de gestão financeira e garantirão mais recursos para o seu negócio!

1. Use um software de controle financeiro

Uma das principais dicas para quem quer melhorar o fluxo de caixa é utilizar um programa ou software de controle financeiro para fazer uma boa gestão. Criamos uma planilha exclusiva para ajudar na sua gestão financeira e facilitar essa função:

Na prática, esse tipo de recurso ajuda a organizar e tangibilizar o seu fluxo, permitindo uma melhor administração dele.

Opções como um software de controle financeiro permitem o lançamento diário dos dados e possibilita o acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real.

Um dos principais benefícios dessa estratégia é conseguir visualizar exatamente como está a saúde financeira da sua empresa, o que evita erros, simplifica a identificação de gargalos no orçamento e prevenir eventuais problemas.

Assim, você consegue enxergar pontos de desperdício e de melhorias para garantir que o dinheiro do seu negócio não vai “sumir” de repente.

2. Aceite mais meios de pagamento para melhorar seu fluxo de caixa

Uma dica importante para melhorar seu fluxo de caixa é aumentar as possibilidades pelas quais você pode receber dinheiro. Quanto mais caminhos abertos para faturar, maior será o faturamento.

Por exemplo, você provavelmente já aceita dinheiro, cartão de crédito e débito no seu empreendimento. No entanto, existem ainda mais métodos de pagamento, como Pix e boleto bancário, que podem fazer a diferença entre perder ou ganhar um cliente.

Portanto, é importante ampliar as suas opções de recebimento para garantir que nenhum cliente será perdido.

Com a conta digital PJ gratuita da Biz, você pode receber por Pix de forma gratuita e segura utilizando o Quem Pagou. Essa solução antifraude funciona como um extrato dos recebimentos por Pix em tempo real e permite que você e seus funcionários acompanhem no PDV e no delivery sem precisar acessar a conta.

baixe grátis sua conta digital PJ gratuita

3. Analise a variação anual do fluxo

Nenhuma empresa tem uma estabilidade perfeita no seu fluxo de caixa mensal. Ou seja, nenhum mês é exatamente igual ao outro, além de muitas vezes não sair exatamente como previa o planejamento. Também existem muitas variações sazonais de acordo com cada nicho.

Por exemplo, é evidente que o mercado de papelaria terá seus melhores resultados no começo e no meio do ano, quando começam os anos letivos e novos semestres das escolas e universidades.

Ao mesmo tempo, certos tipos de lojas, como do varejo, vão vender muito mais durante o Natal, Black Friday e feriados como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Por isso, é vital que você reúna dados e entenda o padrão de variação sazonal do seu fluxo de caixa. Quando há mais dinheiro? E quando há menos? O que você deve fazer para garantir que os picos de faturamento sejam sempre mais altos e as “depressões” sejam cada vez menores e mais estáveis?

Gerindo bem essa variação sazonal, você vai garantir mais saúde para a sua empresa e um ritmo de crescimento mais evidente e estável.

4. Faça uma boa gestão de estoque

Um erro muito significativo da maior parte dos gestores no Brasil está no controle do estoque. Quando não há um controle preciso do estoque, é comum perder recursos em desperdícios e não conseguir aproveitar oportunidades importantes.

Portanto, é vital ter um bom controle do estoque para não perder nada e trabalhar o estoque atual com as variações sazonais do seu segmento.

Por exemplo, é importante ter mais estoque nos períodos de pico de vendas, além de poder ter produtos disponíveis para promoções nos momentos de baixa de vendas para manter um platô sem quedas.

No entanto, também é vital reduzir os custos nos momentos de menor faturamento, então o gestor deve avaliar o seu cenário e contexto para identificar quando manter um estoque cheio ou quando navegar com menos produtos.

Leia mais: como reduzir custos da sua empresa sem perder com isso.

5. Estude opções de antecipação

Você sabia que existem muitas opções de antecipação de crédito para empresas? Isso mesmo: você pode antecipar aquela nota promissória ou acordo com algum cliente para receber agora o que ele só pagaria lá na frente.

Nem sempre essa alternativa será a mais interessante para você e o seu negócio, claro. Afinal, a antecipação de recebíveis costuma vir com uma cobrança de taxa.

No entanto, pode ser uma solução importante quando você precisa receber hoje o que está prometido para o futuro e não tem outra alternativa. Portanto, estude essas possibilidades com atenção.

Leia mais: conheça as principais linhas de crédito para empresas.

6. Mantenha um time fidelizado de profissionais

Pode parecer que não há relação entre as coisas, mas evitar uma alta rotatividade de funcionários na sua empresa ajuda a equilibrar o fluxo de caixa, sabia?

Em primeiro lugar, contratar alguém tem custos. Mesmo que você tenha lido nossas dicas para contratar de forma eficiente, você terá alguns gastos durante todo o processo de recrutamento.

Em seguida, será necessário treinar e adaptar esse profissional até que ele esteja no mesmo nível dos outros. Há uma queda natural de produtividade nisso e essa queda se vê no faturamento (especialmente se estivermos falando do seu time comercial).

Assim, contratar é um processo que leva um tempo até se tornar lucrativo (ou seja, leva um tempo até o novo profissional dar retorno). Se você está sempre contratando, nunca vai chegar ao tempo do retorno e terá apenas o prejuízo.

Portanto, é vital contratar bem para não prejudicar seu fluxo de caixa.

Pronto(a) para melhorar seu fluxo de caixa?

Agora que você conferiu essas 6 ações para melhorar seu fluxo de caixa, só precisa colocá-las em prática para ter mais sucesso com a gestão do seu negócio. 

Lembre-se de que um bom fluxo de caixa é como o oxigênio de uma empresa. Sem ter um fluxo positivo, seu negócio vai sufocar e falhar. No entanto, com oxigênio em abundância, sua empresa vai prosperar e crescer.

Gostou das dicas?! Então que tal continuar aprendendo e ler um pouco sobre o Score CNPJ e como ele pode avaliar a saúde financeira do seu negócio? 

Clique aqui e simplifique a gestão financeira da sua empresa com o app da Biz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Simples Agenda, onde você pode encontrar centenas de conteúdos relevantes.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro