17 fev 2023

Qual seu objetivo na empresa, empreendedor?

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Qual seu objetivo na empresa, empreendedor?

É importante saber o seu objetivo na empresa para ter visão de crescimento e evolução para o futuro. Com isso, estipular metas e definir onde quer chegar torna-se essencial.

Para uma boa execução das metas da empresa, é preciso estabelecer um objetivo claro e desafiador. Para alcançar esse objetivo, é necessário saber como medir se estamos na direção certa. E para isso há uma metodologia chamada OKRs.

Hoje apresentamos o que são os OKRs, como aplicá-los e quais suas vantagens, como a melhora na gestão e na definição de metas. Vamos nessa!!

Antes de definir objetivos na empresa, faça um diagnóstico 

Primeiramente, no início do ano, torna-se ainda mais relevante estabelecer novas metas, revisar as antigas, avaliar o que precisa ser realizado e em quanto tempo os seus objetivos serão alcançados na empresa. Contudo, para construir um plano que traga bons resultados para a empresa, é preciso saber antes de tudo como a sua empresa está. Avalie em que ponto ela está da jornada rumo a sua visão estratégica e o que precisa corrigir nessa rota.

Leia mais: como fazer um planejamento operacional e estratégico.

Faça um diagnóstico de como está cada área da sua empresa, quais os resultados que foram atingidos até aqui e se essa área está contribuindo adequadamente para o crescimento do negócio. Esse diagnóstico inicial é fundamental para contribuir na definição dos objetivos e resultados. 

Existem diversas métricas para analisar a sua empresa, sejam elas métricas administrativas, comerciais, de marketing, contábeis e financeiras. Através destas métricas, você poderá saber como está a saúde administrativa e financeira de sua empresa, os retornos que outras áreas geram, a captação de novos clientes com o retorno do uso de marketing, etc.

Exemplos de métricas

Separamos a seguir algumas das principais métricas e KPIs usados na gestão empresarial. Confira: 

  • Lifetime Value – LTV, 
  • Customer Acquisition Cost – CAC, 
  • Churn Rate, 
  • Retention Rate – R, 
  • Number of customers – C, 
  • Number of transactions – T, 
  • Total Revenue – TR, 
  • Gross profit – GP, 
  • Discount rate – D.

Dessa forma, com uma boa análise, o empreendedor poderá ter uma ideia melhor sobre como se planejar e estipular melhores metas. Ou seja, é possível definir metas como para atrair mais clientes através de campanhas de marketing, otimizar ou reestruturar a administração de sua empresa com a melhoria de sistemas e o acompanhamentos contínuos de diversas áreas ou de aprimorar a saúde financeira com a otimização das contas da empresa.

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Conheça a metodologia OKR para atingir objetivos na empresa 

Após descobrir onde a sua empresa está e aonde você quer levá-la, está na hora de planejar e definir metas. Existem diversos métodos e estilos para estipular os objetivos na empresa, métricas que necessitam ser mensuradas e planejamentos que precisam ser feitos de acordo com a ocasião. Dentre as metodologias mais adotadas no mundo dos negócios, atualmente os Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) é a metodologia mais difundida.

Primeiro passo

Ela é dividida em duas partes com a definição de objetivos e a mensuração de resultados-chaves:

  • Os objetivos buscam responder “onde queremos chegar?”. Eles precisam ser inspiradores e direcionar a organização para onde ela deve seguir. Vários objetivos podem ser definidos, mas é importante priorizar alguns poucos. Os objetivos devem estar alinhados com a visão da empresa, caso contrário, os esforços da empresa estão sendo desperdiçados. 
  • Já os resultados-chave buscam responder “como saberemos que estamos chegando?”. São unidades de medida que nos ajudam a ter noção do progresso – diferentemente do que se fazia no passado ao medir somente o desempenho. Por exemplo: vamos supor que a métrica definida seja “produzir 10 camisetas por dia”. Ela não garante que estamos atingindo resultados relevantes para o negócio, afinal, as camisetas podem estar paradas no estoque (veja aqui como fazer o controle do seu estoque) ou sendo vendidas para clientes devedores.

Segundo passo

Para definir boas práticas de OKRs são estipulados 5 pontos de atenção, sendo elas as seguintes: 

  1. Definir OKRs estratégicos, com a criação de objetivos claros e práticos;
  2. Definir prazos curtos para atingir os objetivos e metas – geralmente três meses para empresas menores ou seis meses para empresas maiores;
  3. Ter um acompanhamento contínuo dos resultados e do caminhar da empresa;
  4. Evitar muitos objetivos e resultados-chaves, você deve sempre priorizar o que é mais relevante para o negócio. (O ideal é um objetivo por área ou por prioridade estratégica e de três a cinco resultados-chave por objetivo);
  5. Compartilhar os resultados com todos os colaboradores da empresa.

Para um bom funcionamento do OKR, é importante que toda a organização esteja envolvida e que exista muita transparência na apuração e divulgação dos resultados. Todos são corresponsáveis pelo atingimento dos objetivos e dos resultados-chave. 

As vantagens de adotar OKRs para atingir os objetivos na empresa

Quando adotamos medidas claras para definir onde queremos ir e como saber se estamos chegando lá, a empresa dá um salto em termos de gestão. E com uma gestão efetiva, fica mais fácil garantir que o negócio está caminhando na direção certa e torna-se mais fácil ajustar a rota, quando necessário. 

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Com o bom uso do OKR, a sua empresa pode chegar a melhores patamares e atingir todo tipo de plano. Com um planejamento regrado e metas bem definidas o seu negócio pode conseguir:

  • Ingressar em novos mercados, sejam eles internacionais ou regionais;
  • Aumentar a captação de novos clientes para o seu negócio;
  • Ajustar o financeiro da organização, seja diminuindo dívidas, reestruturando o orçamento ou aumentando a receita;
  • Estabelecer novos métodos de controle organizacional;
  • Aumentar os investimentos produtivos;
  • Otimizar o processo de vendas, ultrapassando campos regionais para nacionais e internacionais;
  • Ampliar a eficiência e produtividade dos colaboradores.

Leia mais: como contratar a equipe ideal.

Os benefícios da metodologia de OKR para a cultura da empresa

Além disso, há elementos fundamentais como senso de pertencimento dos colaboradores, uma vez que a metodologia OKR demanda a participação de todos na definição dos objetivos na empresa e resultados-chave. Os ciclos curtos de feedback ajudam a rever e melhorar continuamente, já que não é necessário esperar um ano para fazer o novo planejamento, como era feito no passado. 

Aplicando essa metodologia, não haverá barreiras para a sua empresa atingir as metas e objetivos. No entanto, é preciso manter o pé no chão junto com o acompanhamento diário das metas, além de saber quanto tempo levará para chegar no objetivo desejado. E não se esqueça: para manter a equipe motivada, comemore e compartilhe cada vitória.

Agora que você conhece a importância de estipular metas e como atingi-las, esteja pronto para alavancar a sua empresa e chegar no objetivo desejado

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André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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